Como funciona o sistema digestivo?
Para ajudar o seu cavalo a digerir de forma saudável, é importante compreender como funciona o sistema digestivo.
Todo o trato digestivo do cavalo foi desenvolvido para o seu comportamento natural de procura de alimentos, que consiste em comer pequenas porções de material rico em fibras ao longo de todo o dia. Nestas circunstâncias naturais, os cavalos passam cerca de 16 horas por dia a pastar.
A digestão começa já na boca, reduzindo o tamanho das partículas através da mastigação e adicionando assim saliva aos alimentos. A saliva, produzida apenas durante a mastigação, funciona como um lubrificante para uma passagem suave dos alimentos, mas também ajuda a neutralizar o ácido através da presença de bicarbonato no estômago. No estômago, este ácido é necessário para reduzir ainda mais o tamanho das partículas, funciona como um ambiente adequado para as enzimas digestivas e, além disso, elimina os microrganismos indesejáveis que entraram no trato intestinal juntamente com os alimentos.
Depois de passar pelo estômago, o alimento entra no intestino delgado. No início do intestino delgado, são adicionados fluidos digestivos. Os fluidos do pâncreas reduzem as proteínas e os hidratos de carbono e os sais biliares do fígado reduzem a gordura. Ao contrário dos humanos, os cavalos não têm vesícula biliar, pelo que os sais biliares são adicionados diretamente do fígado. Quando as proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras são divididos, podem ser absorvidos através da parede do intestino delgado. Além disso, as fibras solúveis da ração servem de combustível para os micróbios desejados nos intestinos.
Depois de passar pelo intestino delgado, o alimento entra no intestino grosso e no ceco, onde tem lugar o processo digestivo mais importante. A matéria-prima indigesta e rica em fibras para o cavalo é convertida numa forma digerível através da fermentação, que é efetuada por bactérias. Esta forma digerível pode ser absorvida pelo cavalo. O cavalo obtém a maior parte da sua energia (cerca de 90%) de alimentos ricos em fibras.